Dados divulgados nesta semana, pela Câmara de Dirigente Lojistas Garibaldi, apontam crescimento recorde em número de devedores, em relação à 2015. O ultrapassou os 130%.
De acordo com a entidade garibaldense, ao mesmo tempo que o número de devedores saltou consideravelmente, mesmo período, a quantidade de pessoas que pagaram suas dívidas e saíram da lista negra de inadimplentes aumentou 40,41% em relação a 2015. Desde 2011 não havia crescimento neste número.
Segundo o presidente da entidade garibaldense, Giliano Verzeletti, para iniciar um processo de recuperação, os inadimplentes devem renegociar suas dívidas com as empresas credoras. Ele diz que é preciso criar uma cultura de consumo consciente. “O excesso, que leva à inadimplência, pode criar uma falsa sensação de aquecimento econômico, mas acaba provocando problemas para o consumidor e para o lojista e, por consequência, diminuindo a população economicamente ativa”, destaca.
Verzeletti alertou sobre a importância da pesquisa no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), a fim de aumentar a segurança nas vendas. Ele afirma que o Serviço tem o mais completo banco de dados para informação de concessão de crédito da América Latina e que o comerciante precisa usufruir para não correr o risco de não receber pelo serviço prestado.