Memória LEOUVE

Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi passa por nova restauração

Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi passa por nova restauração

As obras de restauro da Igreja Matriz iniciaram no mês de fevereiro com a colocação dos andaimes próximo do altar para o início do restauro. A primeira etapa com duração de oito meses visará o restauro do altar. O projeto total tem previsão de conclusão em dois anos.

 

Conforme a arquiteta responsável pelo processo, Iris Schmidt, o restauro busca retirar o piso vinílico, especialmente do altar e trazer de volta os ladrilhos hidráulicos originais e acesso ao altar terá degraus de madeira, adequando-se a legislação da acessibilidade.

 

Também será recuperada a pintura buscando o tom original, dos frisos, das colunas e desenhos dos anjos e da imagem do Divino Espírito Santo que voltarão a ter os traços e cor de sua originalidade. Ainda serão recuperadas as paredes com rebocos caídos. 

 

O pároco da igreja São Pedro, Frei Jadir Segala disse que o restauro está orçado em R$ 2 milhões, sendo que a paróquia possui 80% desse valor. Os recursos são oriundos de doações, festas e eventos comunitários da comunidade católica. O frei conclamou a comunidade para visitar a igreja e ver de perto o trabalho minucioso que vai ser realizado durante o período de restauração. "O restauro está orçado em R$ 2 milhões, sendo que a paróquia possui 80% desse valor. Os recursos são oriundos de doações, festas e eventos comunitários da comunidade católica", disse.

 

Confira a reportagem: