O governo do Rio Grande do Sul divulgou na última semana as 10 empresas que ganharam o Selo EmFrente, Mulher em 2024. Na Serra, apenas o Hospital Geral (HG), de Caxias do Sul, figura na lista por causa de uma série de iniciativas implementadas internamente pela instituição nos últimos anos. O reconhecimento é concedido a corporações socialmente responsáveis que desenvolvem programas, projetos e ações de forma sistemática e contínua em favor da valorização das mulheres e do enfrentamento da violência de gênero. O objetivo é aumentar o engajamento das empresas na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência e à desigualdade de gênero.
O selo é uma iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – EmFrente, Mulher. Ligado ao Gabinete do Governador como parte do Programa RS Seguro, o comitê é formado por representantes de órgãos do Executivo, do Ministério Público e do Judiciário, além da sociedade civil.
Até o momento, 23 empresas receberam o selo, sendo 13 delas em 2023 e 10 neste ano. A validade é de dois anos, com possibilidade de renovação. As inscrições para a certificação são abertas anualmente – sempre em março, mês da mulher.
A coordenadora de Recursos Humanos do HG, Aline dos Santos, conta que a instituição comprovou 18 requisitos, de 26 critérios avaliados, para a qualificação.
“Mas não fizemos isso para obter o selo, as ações são organizadas ao longo dos anos e são uma somatórias de esforços“, pontua.
Entre as atividades realizadas, a coordenadora cita o programa de desenvolvimento de lideranças, realizado desde 2013, e que recentemente registrou 89% das indicações de mulheres para a formação de lideranças ou de potenciais sucessores frente a uma situação de transição. A atividade também se soma a diversas capacitações voltadas ao público feminino.
Aline também cita política interna de recurso humanos pensada no acolhimento e encaminhamento necessário para mulheres diante das situações de violência. Além disso, informa que programa de qualidade de vida chamado de “Cuidando do cuidador” disponibiliza atendimento físico, psicológico e espiritual para todos os profissionais e que pode ser acessado durante o horário de trabalho.
“Pensamos nos profissionais como um todo, mas falando especificamente do quadro de funcionárias, avaliamos como o Hospital Geral pode ajudar e contribuir nos exercícios das atividades e também fora da atuação profissional das mulheres. É um acolhimento e uma responsabilidade que a instituição tem“, detalha.
O HG conta atualmente com cerca de 1,4 mil funcionários com 90% do quadro composto por mulheres. No final de agosto, será realizado um evento para a entrega simbólica do selo para as 10 empresas que o receberam nesta edição.
Empresas vencedoras do Selo EmFrente, Mulher 2024
- FUCS – Hospital Geral de Caxias do Sul – de Caxias do Sul
- Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados, de Porto Alegre
- Confeitaria Zona Sul Ltda, de Porto Alegre
- Método Consultoria Empresarial Sociedade Simples Ltda, de Porto Alegre
- Moras e Aranalde Soluções Ambientais Ltda – Me, de Porto Alegre
- Construtora Acpo Ltda, de Pelotas
- Tecnova Soluções Ltda, de Porto Alegre
- Joana Darc Maria Bueno dos Santos, de Guaíba
- Carolina Ramires de Oliveira, de Porto Alegre
- Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – Jucisrs, de Porto Alegre
Com Governo do Estado