Memória LEOUVE

Hospital de Canela completa um mês de intervenção sem cirurgias

Hospital de Canela completa um mês de intervenção sem cirurgias

Há um mês convivendo com uma intervenção do poder público, decretada no dia 13 de abril, e sem realizar cirurgias desde o dia 5 do mês passado devido a uma crise financeira que fez com que os profissionais suspendessem os serviços por falta de pagamentos desde o dia 29 de março, o Hospital de Caridade de Canela ainda não tem uma previsão para retomar os atendimentos, mas um acordo pode estar mais próximo.

 

Nesta segunda-feira, dia 9, a Câmara de Vereadores aprovou a transferência orçamentária de R$ 600 mil para a secretaria da Saúde de Canela. Os recursos deverão ser utilizados para negociar a situação a dívida com os cerca de 20 médicos da instituição, de acordo com o secretário Luciano Perottoni, que responde também como interventor do hospital.

 

Sem receber salários desde dezembro, anestesistas, cirurgiões e obstetras notificaram o desligamento do hospital no dia 1º de março e deixaram de prestar atendimento. Com isso, quem precisar de uma cirurgia emergencial ou qualquer procedimento de urgência tem de ser levado para outras cidades, e estão sendo atendidos principalmente nos hospitais de Gramado ou Taquara.

A secretaria de Saúde prepara a contratação em caráter emergencial e sem licitação de uma empresa para realizar um estudo técnico para a reformulação do hospital, e não está descartada que a mesma empresa assuma a administração do hospital.

 

De acordo com a antiga administração da casa de saúde, a dificuldade no pagamento dos salários se agravou com a falta de repasses do estado e com um déficit de cerca de R$ 300 mil por mês nas operações, o que acaba interferindo negativamente no pagamento de fornecedores de materiais e medicamentos e também dos impostos.

 

A intervenção que completa um mês foi necessária para garantir os atendimentos de internação pelo SUS no município.