Memória LEOUVE

Horizonte Profundo é a principal estreia da semana

Horizonte Profundo é a principal estreia da semana

"Meu pai doma os dinossauros”. É assim que a filha de Mark Williams, personagem real interpretado por Mark Wahlberg, pretende apresentar seu pai em um trabalho escolar para explicar sua profissão: chefe-eletricista da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, que dá nome ao thriller de ação “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo”.

 

Com uma lata de Coca-Coca e mel, ele ajuda a garota a explicar com didatismo o processo de perfuração, construção e preparação de uma plataforma, realizada por sua equipe para a extração de petróleo, em uma alegoria que também serve, logo nas primeiras cenas, de prenúncio da catástrofe prestes a ocorrer.

 

O desastre em questão é a explosão, ocorrida em 20 de abril de 2010, da plataforma da Transocean, a serviço da BP (British Petroleum), que vitimou 11 pessoas – um milagre, se se pensar nas proporções do acidente – e que provavelmente deve vir à memória do espectador por causa do consequente vazamento de petróleo no Golfo do México, que se alongou por meses e tomou conta dos noticiários. O acontecimento trágico é mais um a ser retratado na filmografia de Peter Berg, que repete a parceria com Wahlberg na história de um militar sobrevivente no Afeganistão e sua equipe na busca por um líder taliban em “O Grande Herói” (2013).

 

Fonte/foto: G1 / Divulgação