O horário de verão em 2016 vai ter início no dia 16 de outubro, um domingo. O adiantamento de uma hora nos ponteiros do relógio deve ser mantido até o dia 19 de fevereiro de 2017 em 10 estados brasileiros.
Essa será a 41ª vez que o país adota a mudança com o intuito de estimular o uso consciente da energia elétrica. O horário de verão vigora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo,Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
A adoção do horário de verão permite aproveitar melhor a luminosidade natural, maior nesta época do ano, aliviando as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre 18 e 21 horas — ou entre 19 e 22 horas durante a vigência da medida.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda de energia entre às 18h e 21h foi de 1.970 megawatts (MW) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste na edição do horário de verão em 2015/2016. No Subsistema Sul, segundo o ministério, a redução foi 625 MW, correspondendo a um total de 4,5% de economia em ambos os sistemas.