
O horário de verão 2016 começa a meia-noite deste sábado, dia 15. Com isso, os moradores de dez estados brasileiros e do Distrito Federal precisam adiantar o relógio em uma hora. O Governo Federal estima que o horário de verão 2016 gere uma economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos.
O horário de verão terá duração de 126 dias, com o término à zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017. O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas, reduzindo os custos da operação do sistema elétrico para todos os consumidores (menos térmicas são ligadas) e economia na conta de luz.
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o horário de verão acontece há 28 anos. Esta é 43ª edição do horário de verão no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.