A assessoria de imprensa do prefeito eleito Daniel Guerra (PRB) anunciou mais quatro nomes para compor o secretariado do novo governo de Caxias do Sul. Quatro mulheres ocuparão as pastas de Turismo, Recursos Humanos, Agricultura e Educação.
Na educação, Marina Matiello, de 35 anos, terá a missão de resolver o problema da falta de vagas na educação infantil. Como ainda atua na educação privada, Marina só assumirá efetivamente a partir de fevereiro. No mês de janeiro, ela deve supervisionar outras duas diretorias que ficarão interinamente à frente da SMED. Marina é graduada em Pedagogia e Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco. Além disso, Marina é Mestra em Educação pela UCS e, agora, cursa doutorado na área pela mesma instituição. Marina possui experiência em docência de ensino fundamental, ensino técnico, ensino superior e pós-graduação. Atuou como professora e supervisora escolar na rede estadual, foi orientadora educacional e psicóloga escolar na rede particular e também atua como psicóloga clínica. Marina ainda participou do Núcleo Docente Estruturante – NDE – do Curso de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e coordenou o Programa de Psicopegagogia da mesma instituição. Atualmente trabalha em uma escola da rede privada de onde se desligará das funções no fim de janeiro. No primeiro mês de atividades, a SMED será comandada por duas diretoras que estarão sob supervisão de Marina.
Na pasta de Recursos Humanos, o nome escolhido é o de Vangelisa Fogaça Cassânego Lorandi, de 36 anos. Vangelisa É formada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Escola Superior Aberta do Brasil e especialização em Recursos Humanos pela UCS. Atuou por dez anos na área de Recursos Humanos na iniciativa privada.
À frente da secretaria de Turismo estará Renata Aquino Carraro, de 29 anos. Ela é turismóloga, formada pela UCS. Atualmente cursa MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Uninter. Renata trabalhou durante três anos na secretaria de Turismo de Caxias do Sul e também teve passagens por agências de viagens. Atualmente é assessora de Daniel Guerra na Câmara de Vereadores.
Na secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Camila Sandri Sirena, de 28 anos, assume de forma interina. Formada em Agronomia pela UCS, cursa MBA em Gestão e Economia do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Camila atua como instrutora e consultora do SENAR (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural) em programas de gestão, de boas práticas agrícolas e desenvolvimento do agronegócio. É sócia na empresa Lovatel, Sandri e Vanin – Consultoria Agronômica. A secretária interina é filha de agricultores e cresceu no meio rural.
Primeiro escalão quase completo
Com o anúncio desta quarta-feira, o secretariado do governo Guerra está praticamente definido. Ainda faltam os nomes para ocupar as secretarias de Secretaria de Governo Municipal, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, de Trânsito Transportes e Mobilidade e da Procuradoria-Geral do Município.
Confirma os nomes anunciados até agora:
Secretaria da Cultura – Adriana Antunes
Secretaria de Planejamento – Fernando Granjo Mondadori (interino)
Secretaria de Urbanismo – Mirangela Rossi (interina)
Secretaria de Habitação – Tatiane Cristina Zambelli (interina)
Secretaria de Segurança – José Francisco Mallmann
Secretaria de Obras – Leandro Pavan
Secretaria de Educação – Darcy Ribeiro Pinto Filho
Secretaria do Meio Ambiente – Patrícia Rasia
Secretaria de Esporte e Lazer – Marcia Rohr da Cruz
Secretaria da Fazenda – José Alfredo Duarte Filho
Secretaria de Educação – Marina Matiello
Secretaria de Turismo – Renata Aquino Carraro
Secretaria de Recursos Humanos – Vangelisa Fogaça Cassânego Lorandi
Secretaria de Agricultura – Camila Sandri Sirena (interina)
Codeca – Amarilda Bortolotto
Coordenadoria de Acessibilidade – Tibiriçá Maineri
Samae – Gerson Antonio Panarotto
Previdência e Assistência Municipal (IPAM) – André Francisco Wiethaus