
Os Guardas Municipais de Caxias do Sul que atuavam nas Estações Principais de Integração (EPI’s) do Floresta e Imigrante, foram retirados de seus locais de trabalho e transferidos para atuar nos Pavilhões da Festa da Uva.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, a relocação dos servidores se deve pelo fato de que o contrato vigente da Festa da Uva com a empresa de segurança privada venceu e não foi renovado.
“O município, como um todo, passa por grande dificuldade financeira e nós tínhamos que dar o apoio na Festa da Uva, porque tinha um contrato de segurança, elevado. Então, hoje, estamos fazendo um convênio da empresa com a prefeitura e com isso vai (a Festa da Uva) nos retribuir com atividades. Vamos fazer essa contribuição para redução de custos para a Festa da Uva”, salienta Mallmann.
O secretário esclarece que as estações vão contar com patrulhamento da Guarda, mas sem o servidor fixo no local.
“Esses locais não ficarão descobertos. A Guarda Municipal vai fazer o trabalho de patrulhamento. Mas, o pessoal que ficava fixo ali, foi deslocado para os Pavilhões da Festa da Uva”, complementa.
Quando questionado sobre o chamamento de novos Guardas Municipais, Mallmann diz que primeiro é necessária fazer uma regulamentação da lei que tange o ingresso dos novos agentes.
“Primeiramente, temos que fazer a regulamentação da lei. Hoje, os guardas ao serem nomeados, já passam a receber como tal. Depois de nomeado, é que eles vão fazer um curso de capacitação de quatro, cinco meses. O que a gente quer, é que fazer como é na Polícia Civil, na Federal. Que o curso de capacitação faça parte do próprio concurso. Quando ele terminar o concurso, ele é nomeado. Durante esse período, ele recebe uma espécie de bolsa, que é muito mais barato. Hoje, ele é nomeado guarda, mas não vai atuar como guarda. Fica lá esse tempo atuando como se fosse agente administrativo e isso não se quer mais. Só após isso (regulamentação), vamos fazer novos concursos”, reforça.
O patrulhamento da Guarda Municipal nas estações de transbordo deve ser feito com frequência no horário de funcionamento das linhas de ônibus.