Memória LEOUVE

Grupo de elite da Susepe realiza operação no presídio de Bento

Grupo de elite da Susepe realiza operação no presídio de Bento

O Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) realiza, na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, uma operação de revista no Presídio Estadual de Bento Gonçalves.

 

Agentes da Susepe, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Múvel de Urgência (Samu) estão no local e participam da operação. Os apenados foram colocados no pátio e não está descartada a transferência de presos ainda hoje.

 

Por conta da operação, a rua Assis Brasil está bloqueada na quadra da casa prisional.

 

A Susepe ainda não revelou oficialmente informações a respeito da ação, mas ela pode ter a ver com as investigações que a corregedoria estadual realiza sobre as suspeitas da existência de benefícios a apenados e de que uma espécie de comando paralelo atua na penitenciária coagindo e ameaçando presos.

 

Informações extraoficiais dão conta de que a operação teria sido desencadeada após um possível episódio de violência entre os apenados supostamente ocorrido na noite da quarta-feira, dia 30 de novembro. A informação não foi confirmada, e pessoas ligadas a atividades realizadas no presídio garantem que a operação foi decidida em Porto Alegre e teria surpreendido a administração local.