A greve dos bancários iniciou nesta quinta-feira, dia 8, em Bento Gonçalves com adesão parcial da categoria, após assembleia realizada na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (Seeb), na noite de terça.
Segundo o diretor do sindicato, Valdir Paese, quatro agências aderiram totalmente à greve, Banco Santander, Caixa Econômica Federal do Centro e da Av. Osvaldo Aranha, e o Banco do Brasil também no Centro.
As agências do Banco Banrisul, no Centro e no bairro Cidade Alta, estão com as atividades parcialmente paralisadas, já as dos bairros São Roque e Botafogo atendem normalmente.
As agências do Banco Bradesco e Itaú também ainda não aderiram à greve, o que pode ocorrer nesta sexta, segundo Paese “elas podem aderir amanhã (sexta-feira). Nós vamos tentar trabalhar em cima disso, pra aderir amanhã ou segunda-feira”.
A principal reivindicação da categoria é a reposição salarial de cerca de 14%, sendo 5% de ganho real, além de um auxílio creche e o fim das metas abusivas, porém a Fenaban chegou longe desse número, ofereceu 6,5% e um abono.
O término da greve depende de um acerto entre a Fenaban e categoria, que pode ocorrer nesta sexta, quando ocorre uma nova rodada de negociações, porém, segundo o diretor do SEEBG, só uma grande proposta pode encerrar a greve ainda nesta semana “a propósito vamos chamar uma assembleia na segunda-feira pra analisar né. Provavelmente continua (a greve) segunda-feira, a não ser que venha uma proposta assim exorbitante, qua a gente nem acredita que eles estão fazendo, e o pessoal começa se mobilizar pra volta segunda, mas não acredito”.
Mesmo com a greve a partir desta quinta, os caixas eletrônicos e os postos avançados em lotéricas irão funcionar normalmente.