A Greve dos Bancários, deflagrada no dia 6 de setembro em todo o Brasil, segue ganhando força em Caxias do Sul. Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários e Região nesta quarta-feira, dia 14, mostra que 40 agências de Caxias do Sul estão paralisadas de forma parcial ou total.
A principal concentração da greve em Caxias se dá nas agências de bancos privados da área central da cidade, como Santander e Itaú.
Na última segunda-feira, uma nova rodada de negociações foi agendada junto à Federação Nacional dos Bancos, mas terminou sem um acordo. A proposta da Fenaban é de reajuste de 7%, enquanto os bancários pedem 14,57% – a inflação do período mais 5% de aumento real.
Greve na região e no estado
Na região atendida pelo Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e região 48 agências estão paralisadas. Além das 40 agências em Caxias do Sul, o Banrisul de Farroupilha tem adesão parcial. Em São Marcos, as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal estão paralisadas. As agências da CEF também estão fechadas em Canela, Gramado, Farroupilha e Garibaldi. Em todo o estado são 916 agências em greve.