Memória LEOUVE

Greve deixa população sem transporte coletivo urbano em Caxias do Sul

Greve deixa população sem transporte coletivo urbano em Caxias do Sul

Motoristas e operadores de sistema da Visate paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira, dia 20, em Caxias do Sul. Desde às 05h, os trabalhadores já se aglomeravam em uma quadra de esportes quase em frente a garagem da empresa para deliberar sobre a realização, ou não, da paralisação. 

 

Em grande maioria, os funcionários votaram pela manutenção da greve durante todo o dia de hoje. Apenas uma pessoa foi contrária. 

 

Conforme o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Tacimer Kullmann da Silva, os trabalhadores da Visate só deverão retomar o serviço se a empresa apresentar uma proposta de reajuste salarial. 

 

“Os trabalhadores decidiriam que eles não vão trabalhar enquanto não vier uma proposta. Então não é o sindicato. Como que vamos dominar estas 500 e poucas pessoas que estavam aqui na assembleia? Não tem como dominar eles e dizer pra irem trabalhar. Sindicato veio aqui, explicou da liminar e explicou as situações todas que vem acontecendo com o trabalhador, que a proposta de reajuste salarial é zero e decidiram por não trabalhar hoje”, salienta. 

 

Sobre a liminar que a prefeitura de Caxias do Sul disse ter conquistado na última sexta-feira, dia 17, que determinava 70% do transporte nos horários de pico, entre 05h30 e 08h e 17h e 20h e 40% nos demais horários, Tacimer diz que o prefeito criou toda uma “confusão”. 

 

“Eu quero deixar bem claro para a população e para o prefeito de Caxias que entrou na justiça contra nós, que agora ele tem que vir dar a resposta. O nosso jurídico, a hora que abrir o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), vai entrar em contato com o juiz que deu a liminar, e pedir que ele venha a Caxias para mediar essa negociação e quero ver se o prefeito vai ser bem macho de vim pra mediação porque foi ele que criou essa confusão. Então, sindicato e trabalhadores não estão criando confusão na cidade. Quem criou a confusão foi o prefeito, então ele que venha aqui e diga isso para os trabalhadores”, complementa o presidente do Sindicato dos Rodoviários. 

 

Os motoristas e operadores de sistema da empresa estão paralisados em frente ao portão da Visate, porém, do outro lado da rua Júlio Calegari. Havendo uma conversa e/ou proposta, uma nova assembleia deve ser realizada ainda nesta segunda-feira.