Com o time reserva em campo, o Grêmio enfrentou o São Paulo, em Rio Grande, nesta quarta-feira, dia 29, já classificado para as quartas de final do Campeonato Gaúcho. O adversário, por sua vez, jogando simplesmente pela permanência na primeira divisão gaúcha. Desta forma, o primeiro tempo foi um jogo ruim tecnicamente. Com poucas chances de gol, o Tricolor concluiu a gol apenas uma vez e o São Paulo, de igual forma, criando apenas uma grande oportunidade de marcar. O desespero do time de Rio Grande contrastava com a postura da equipe de Renato, que jogava com calma, até demais, para irritação do treinador que gritava com os seus comandados à beira do gramado. O placar? Não poderia ter sido mais justo, 0 a 0 no primeiro tempo.
O segundo tempo começou um pouco melhor que a primeiro. As equipes ao menos impuseram mais velocidade na partida, o que não significou em oportunidades de gol, que permaneceram raríssimas. Até que aos 30 minutos, um lançamento do São Paulo para área do Grêmio acabou com uma falha incrível do goleiro Bruno Grassi, que não conseguiu encaixar a bola, sobrando para Neílson apenas encostar para as redes: 1 a 0 para o time da casa. A partir deste momento a equipe azul acordou e foi pra cima para buscar o empate. Aos 41 minutos, Maxi Rodriguez, que entrou no decorrer da segunda etapa, acertou uma bola na trave do goleiro Robalo, assustando o torcedor são-paulino.
A pressão seguiu, mas o São Paulo resistiu e venceu. Com o resultado, a equipe da Zona Sul do estado garantiu a permanência na primeira divisão do futebol gaúcho.
Por sua vez, o Grêmio já estava classificado e enfrenta o Veranópolis pelas quartas de final, neste domingo, dia 2, às 16h, no estádio Antônio David Farina, na serra. Na partida contra o São Paulo, o tricolor entrou em campo com Bruno Grassi, Leonardo, Bressan, Thyere e Bruno Cortez, Jaílson, Michel, Lincoln e Gaston Fernandez, Fernandinho e Everton. Também entraram Ty, Arthur e Maxi Rodriguez.