Memória LEOUVE

Governo gaúcho busca novas oportunidades de negócios com a Argentina

Governo gaúcho busca novas oportunidades de negócios com a Argentina

A busca de novos acordos bilaterais entre os setores produtivos do Rio Grande do Sul e as províncias argentinas irá nortear a missão gaúcha que se inicia nesta terça-feira, dia 16. Até quinta-feira, dia 18,  a comitiva, liderada pelo governador José Ivo Sartori, cumprirá agendas políticas e técnicas em Buenos Aires com a intenção de potencializar as relações econômicas entre o Estado e o país vizinho.

Para o governo, o fortalecimento das relações regionais entre os dois países do Mercosul é a alternativa de curto prazo para estimular o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, indispensável para o saneamento das contas públicas. As áreas comerciais, científicas e tecnológicas são os principais focos da missão.

"Estamos abrindo um caminho de relacionamento porque a Argentina tem o mercado mais importante do Sul. O foco são as áreas de tecnologia, couro, sapato, transportes e automotiva. Mas também, frente às atuais dificuldades do Mercosul, nossa vontade é de reativar acordos bilaterais. Já conversamos com o embaixador da Argentina no Brasil, que está protagonizando esta aproximação, e temos o aval do governo brasileiro. Queremos também facilitar ainda mais o mercado para os produtos gaúchos. Restabelecer o Mercosul é estrategicamente importante para o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai", destacou Sartori.

 

 

Com informações do Palácio Piratini