A partir deste mês de agosto o governo do Estado passa a destinar as verbas para manutenção dos serviços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no Hospital Geral, em Caxias do Sul.
Devido a problemas financeiros desde fevereiro a prefeitura parou de destinar a verba para a Unacon. De acordo com o presidente da Fundação UCS, o professor Ambrósio Luiz Bonalume, quem passará a arcar com essas despesas que mensalmente giram entre R$ 200 e R$ 250 mil reais será o governo do Estado.
“Até fevereiro quem suportou esse valor foi a prefeitura de Caxias do Sul. Agora com o acordo firmado entre prefeitura e governo estadual, o ônus de realizar o pagamento fica com o Estado. Essa é a única mudança, que não diminuiu nem aumenta a quantidade, muito menos a qualidade dos atendimentos”, destaca.
Bonalume garante que a princípio a mudança não deve alterar os atendimentos efetuados pela Unidade de Oncologia em Caxias. O presidente da Fundação UCS também conta que será feito um acordo com a prefeitura para o pagamento dos meses onde os repasses não foram realizados.