Memória LEOUVE

GM vai demitir 300 funcionários da fábrica gaúcha

GM vai demitir 300 funcionários da fábrica gaúcha

Cerca de 300 trabalhadores da General Motors (GM) deverão perder o emprego na fábrica de Gravataí. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, dia 29, pelo Sindicato dos Metalúrgicos do município, que teria recebido uma notificação informal da empresa.

 

A medida atinge os trabalhadores empregados em regime de lay-off, artifício jurídico que permite a redução temporária da jornada de trabalho e do salário (até o limite de 25%, devendo ser proporcional e respeitado o salário mínimo nacional), e que têm contratos encerrando neste sábado, dia 30.

 

Valcir Ascari, presidente do sindicato dos metalúrgicos, garantiu que vai tentar definir uma estratégia para evitar as demissões, e deverá conceder uma coletiva de imprensa na manhã da segunda-feira, dia 2 de maio. Hoje, a GM emprega cerca de 3 mil trabalhadores na unidade de Gravataí, cerca de 800 deles em lay-off e afastados do trabalho desde setembro do ano passado.

 

A justificativa da montadora para as demissões é a crise econômica. A GM garante que sofreu uma queda de mais de 26% nas vendas apenas nos primeiros quatro meses deste ano e que a recuperação do setor não aconteceu.