Memória LEOUVE

Garibaldi Vintage movimenta a Buarque de Macedo

Garibaldi Vintage movimenta a Buarque de Macedo

A rua Buarque de Macedo ficou movimentada na noite desta sexta-feira, dia 22, com mais uma edição do Garibaldi Vintage. O evento, realizado desde 2014, é uma oportunidade para quem gostar de reviver a história entre as décadas de 20 e 60. Diferente de outros anos em que a chuva marcava presença, o tempo firme predominou e reuniu nesta rua, que integra o centro histórico da cidade, um público de todas as idades.

 

Trajado a rigor, no estilo retrô, esta foi a primeira vez que o auxiliar de cozinha, Marco Culau participou do Garibaldi Vintage, sem estar trabalhando no evento. A cartola ele tinha guardada em casa e a gravata foi confeccionada para o evento. Ele acredita que o Vintage é importante também pelo resgate histórico no que se refere à gastronomia. “Leva cada pessoa que está participando, como restaurante, a se esmerar e pesquisar pratos do início da imigração colonial, quando vieram os primeiros imigrantes para cá”, afirma.

 

 

O astral que toma conta da Buarque de Macedo faz com que o cheff César Nicolini participasse do Garibaldi Vintage desde a primeira edição. “Tem um astral legal, tem gente bonita, família , todo mundo vem para se divertir. Todo esse clima de antigamente acaba nos atraindo também para fazer comida para esse pessoal”,comemora.

 

 

Esta edição foia primeira a ser realizada com a Buarque de Macedo revitalizada. A rua foi repavimentada, as calçadas alargadas e a tubulação e a parte elétrica foram trocadas. A entrega oficial dos trabalhos ocorreu durante o Garibaldi Vintage.

 

 

Uma rua que é um dos principais acervos de alvenaria da imigração italiana do Rio Grande do Sul, como lembra a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero. “Historicamente unia( a rua) os municípios de Lagoa Vermelha, Passo Fundo e até Montenegro, passando aqui pela região e trazendo essa sinuosidade tão característica. Não foi planejada, foi acontecendo pelo movimento dos tropeiros, do comércio que foi se estabelecendo”, ressalta. O trabalho de revitalização levou cerca de 10 meses.