Memória LEOUVE

Galos de rinha são apreendidos no interior de Carlos Barbosa

Galos de rinha são apreendidos no interior de Carlos Barbosa

Pelo menos 15 galos foram apreendidos na manhã desta terça-feira, dia 24, em uma residência do interior de Carlos Barbosa, suspeitos de serem usado em rinhas, as chamadas “brigas” de galo, atividade configurada como crime Ambiental.

 

A apreensão ocorreu por parte da Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), em trabalho conjunto com a Polícia Civil de Carlos Barbosa.

 

Além dos animais, foram apreendidos diversos apetrechos usado nas rinhas, como biqueiras e caneleiras, e armas de pressão usadas na caça ilegal.

 

Segundo o médico veterinário da Inspetoria Agrícola de Bento Gonçalves, Wilian Augusto Smiderle, os sinais encontrados indicam que os animais eram usados nas rinhas, “a gente percebeu que todos os animais participavam de rinhas, todos tinham lesões de cabeça ou de alguma outra parte do corpo, características de animais que foram colocados em brigas” afirmou.

 

Além dos galos apreendidos, mais de 60 outros animais, estavam no local e também tinham ferimentos, porém, não foram levados por não apresentarem lesões severas, e ficarão sob responsabilidade da pessoa que estava no local no momento da ação, com termo de fiel depositário até que se possa provar que eles também eram maltratados.

 

Ainda segundo Smiderle, os animais ficavam em gaiolas confinados e só saiam do cácere no momento das lutas “pelo que a gente pode ver os animais, não tinham acesso a sol nem a área de terra, somente no momento em que faziam as rinhas é que eles saíam dessas gaiolas” finalizou.

 

Três pássaros silvestres também foram apreendidos na ação e deverão ser encaminhados para um jardim zoológico da região. Os animais apreendidos serão avaliados e provavelmente deverão ser abatidos, por não terem para onde ser levados e pelo risco que podem causar a região, já que criadouros avícolas podem ser prejudicados com as condições sanitárias dos animais.