Memória LEOUVE

Funcionários da Visate decidem em assembleia por greve a partir de segunda-feira

Funcionários da Visate decidem em assembleia por greve a partir de segunda-feira

O transporte coletivo vai parar na próxima segunda-feira, dia 20, em Caxias do Sul. Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, a grande maioria dos funcionários da Visate votou a favor da greve que terá início no começo da semana que vem. 

 

A assembleia foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul e aconteceu em um ginásio de esportes em frente as garagens da Visate. A primeira chamada ocorreu às 6h, enquanto a segunda às 6h30min. De acordo com o presidente do sindicato, Tacimer Kulmann, nenhum ônibus deverá sair as ruas de Caxias na segunda-feira, dia 20.

 

“Os trabalhadores deliberaram a greve e a partir de segunda-feira, já não haverá ônibus nas ruas”, destaca.

 

Houve certo tumulto, com trabalhadores do setor administrativo da Visate sendo barrados de participarem da assembleia. Ainda segundo Tacimer, foram barrados apenas membros da chefia da empresa que estariam coagindo colaboradores a votarem contra a greve.

 

“Quem não entrou aqui (na assembleia), é quem era parte da chefia porque estavam coagindo os trabalhadores a votar contra. E os trabalhadores que não deixaram eles entrar, não foi o sindicato que não deixou entrar”, explica.

 

A imprensa também foi impedida de participar do encontro.

 

ENTENDA A GREVE

 

Enquanto os trabalhadores da Visate pedem um reajuste salarial, a empresa afirma não ter condições de pagar o dissídio sem que haja um reajuste na tarifa do transporte público que nesse ano foi mantida em R$ 3,40. A Visate quer negociar com a prefeitura para buscar uma solução para o impasse. Por outro lado, o prefeito Daniel Guerra (PRB), afirma que não vai negociar com a Visate, em diversas oportunidades ele afirmou que o dissídio é uma responsabilidade da empresa.