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Foton apresenta primeiro caminhão produzido em Caxias

Foton apresenta primeiro caminhão produzido em Caxias

O primeiro caminhão da Foton Aumark do Brasil produzido na fábrica da Agrale, em Caxias do Sul, foi apresentado nesta sexta-feira, dia 23, para autoridades e imprensa. O governador José Ivo Sartori e o presidente do Conselho de Administração da Foton no Brasil, Luiz Carlos |Mendonça de Barros, realizaram o primeiro test drive do caminhão de 10 toneladas.

 

A partir de agora, e até pelo menos o final de 2017, a fábrica caxiense deverá produzir caminhões da marca chinesa de 3,5 toneladas e de 10 toneladas para o mercado, antes abastecido por produtos importados. A intenção da companhia é produzir 50 unidades por mês.

 

O veículo faz parte de uma pré-série de caminhões leves produzidos especialmente para o mercado brasileiro. A linha segue um modelo urbano, que possibilita aos proprietários trabalharem com os veículos dentro das cidades. A expectativa é que os novos modelos comecem a ser fabricados nacionalmente em outubro.

 

Para o presidente da empresa, o lançamento do primeiro caminhão gaúcho apenas seis meses depois de fechada a parceria com a montadora gaúcha indica que a empresa acredita na retomada da economia. "O lançamento mostra que fomos capazes de pegar modelos de caminhões chineses e adaptá-los às necessidades do mercado brasileiro. Tenho certeza que voltaremos a nos encontrar, desta vez em Guaíba, para o lançamento oficial desta linha", afirmou.

 

Pelo contrato, confirmado em março deste ano, a empresa caxiense será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque. “A Agrale tem toda a expertise de um trabalho consolidado. “Com isso, damos prosseguimento ao nosso processo e, ao mesmo tempo, vamos evitar que a Agrale tenha uma diminuição de mão de obra. É um casamento bom para os dois lados”, comemora o diretor de relações institucionais, Luiz Carlos Paraguassú.

 

Como o empreendimento está inscrito no programa automotivo Inovar-Auto, do governo federal, que previa redução do imposto de importação a unidades trazidas da China até o fim do ano passado, a empresa precisava engatar a marcha da fabricação nacional porque o cronograma de instalação da unidade em Guaíba, na área antes destinada à instalação da Ford, está mais de um ano atrasado.

 

Conforme Mendonça de Barros, a previsão era começar as obras para montar os galpões no começo de 2015, mas a demora na venda do terreno pelo Estado e da liberação ambiental são apontadas como razões do adiamento. A empresa ainda espera a liberação da primeira parcela do financiamento total de R$ 60 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

 

O presidente acredita que a liberação deve acontecer no máximo até o início de novembro, e as obras estão previstas para serem retomadas em Guaíba no início de 2017. O investimento da Aumark, que tem acordo com a chinesa Foton para uso de componentes e tecnologia da marca, já foi estimado em R$ 250 milhões na primeira fase com capacidade instalada de montar 21 mil unidades, que seria progressivamente ativada. A geração de emprego é esperada em 250 vagas diretas.

 

 

Mendonça de Barros também confirmou que o empreendimento deverá fabricar, além de caminhões de até 13 toneladas, também vans e SUVs até 2023.