Memória LEOUVE

“Fiz tudo o que foi possível”, avalia secretária da Saúde de Caxias do Sul

“Fiz tudo o que foi possível”, avalia secretária da Saúde de Caxias do Sul

De saída após quatro anos à frente da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, a médica ginecologista Dilma Tessari faz uma avaliação da pasta e também do que, na sua visão, a cidade evoluiu nas questões da saúde. 

 

Nome de confiança do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) para a função, Dilma acredita que o trabalho foi feito da melhor maneira possível nessa administração.

 

“Acho que fiz o meu trabalho da melhor maneira possível. Claro que sempre resta muito a fazer na área da saúde, mas eu garanto que fiz tudo o que foi possível durante toda essa trajetória que começou em um cenário e termina em outro cenário. De 2013 pra cá mudou muita coisa nesse país”, diz. 

 

Tessari relata que Caxias do Sul evoluiu para melhor.

 

“Caxias evolui pra melhor. Na saúde, realmente temos serviços de excelência. Eu sei que tem muitas queixas, críticas, mas o que eu preciso mostrar é o desenho que se faz do atendimento”, ressalta. 

 

 

Em relação ao atendimento público nos hospitais, a secretária reforça que a alta complexidade é muito bem feita na cidade.

 

 

“Olha o Pompéia que trabalha o trauma com perfeição. A alta complexidade é muito bem feita. A oncologia do hospital Geral que é referência estadual e nacional tal o nível de atendimento e de perfeição tanto no ponto de vista técnico quanto humano. Onde temos hospital unicamente SUS creditado em nível de qualidade 3? Tem coisas da saúde que melhoraram. E atendimentos de excelência. Nosso hemocentro é outra referência importante. O desenho é bom, claro que no percurso existem problemas. Faltam profissionais em um setor, o outro está sobrecarregado, ainda com esse afluxo de pessoas no Sistema Único de Saúde.

 

 

Dilma Tessari elege a construção do hospital Materno-infantil como uma das principais conquistas deste governo municipal.

 

“A construção do hospital materno-infantil é de inquestionável importância, aumentando 137 leitos e 20 leitos UTI. Falta muito para continuar, mas isso é algo importante que essa gestão fez. Ampliação e reformas de UBS, serviço de odontologia na UBS Vila Lobos.. Muitas coisas foram feitas, Mas, o que me orgulha é o desenho de trabalho. 810 capacitações de equipe e muito se organizou, juntando um setor com outro fazendo a trajetória do paciente ser mais breve e mais resolutiva. Dois focos: servidor e paciente”.

 

 

Sem apontar uma data específica, Dilma diz que a abertura da UPA Zona Norte depende da disponibilidade da nova administração.

 

“Falta investimento no custeio. Contratação de pessoas. Pagamento de equipes e insumos que serão usados lá. Nós temos bastante organizado como essa contratação poderia ser feita e também orçamentos. Agora depende da disponibilidade do próximo prefeito. Pelo que vejo ele quer inaugurar o mais rápido possível e isso é muito bom”, salienta.

 

Dilma dará lugar a outro médico na titularidade da Secretaria da Saúde: Darcy Ribeiro Pinto Filho foi o escolhido por Daniel Guerra (PRB). Ele formou-se em medicina na turma de 1983 da Universidade de Caxias do Sul. É cirurgião torácico, professor do curso de medicina da UCS e integra a equipe médica do Hospital Geral.