A contratação de mais consultas especializadas na área da saúde e a manutenção do programa Mais Médicos estão entre as propostas do atual vice-prefeito de Santa Tereza e candidato ao Executivo nas eleições de outubro, Gilnei Fior (PMDB). A chapa, que tem o apoio do PSDB, pretende também investir no meio rural, com o incentivo às agroindústrias, e apoio aos agricultores.
O aspirante ao Paço Municipal pretende ampliar o valor repassado pelo poder público aos produtores que quiserem investir em estufas, além de buscar melhorias para a telefonia no meio rural. “A nossa ideia é levar junto com a telefonia, a internet a todo o meio rural. Na rede de energia elétrica, precisamos melhorar. No nosso município há muita deficiência de energia. Já temos algumas comunidades incluídas no cadastro desse programa. Então, aos poucos melhorar”, afirma.
Na área econômica, Fior afirma que, se for eleito prefeito, o objetivo é incentivar os moradores do município que quiserem investir em empresas. A ideia é o poder executivo dar um aporte financeiro aos interessados em abrir algum empreendimento. Uma medida que o candidato acredita ser uma forma de evitar que os jovens deixem Santa Tereza para buscar emprego em outras cidades.
A construção de um loteamento também está entre os planos do candidato. De acordo com ele, um terreno já foi adquirido. Ainda na infraestrutura, Fior menciona o interesse de continuar o asfaltamento no interior e o alargamento das estradas do meio rural. No perímetro urbano, a sua gestão, se eleita, pretende fazer o calçamento onde ainda falta.
As melhorias no abastecimento de água no município como um todo também integram o plano de governo da chapa que tem como vice Ivonei Chimento (PMDB). “Temos ainda no interior famílias que não possuem água encanada. O nosso compromisso é de levar 100% água encanada para todos os moradores do nosso município”, ressalta. Um trabalho que, segundo Fior, não foi totalmente concretizado nesta gestão em função da queda de arrecadação enfrentada pelo Poder Executivo.
Para garantir a segurança dos moradores, o candidato aposta na busca de um efetivo maior junto ao governo estadual. No turismo, o foco da chapa é a contratação de um profissional da área que ajude a explorar o que o município pode oferecer no setor , também relacionado ao patrimônio histórico.