Memória LEOUVE

Filme sobre acompanhamento na primeira infância será apresentado em Bento

Filme sobre acompanhamento na primeira infância será apresentado em Bento

O filme ‘O Começo da vida’ é uma iniciativa lançada para apresentar a instituição ‘Projetos Mil’. O documentário será exibido na sexta-feira, dia 22 e no sábado, dia 23, na Fundação Casa das Artes em Bento Gonçalves. A criação do projeto através do filme objetiva frisar a importância do desenvolvimento e acompanhamento na primeira infância.  

 

A ideia foi elaborada e construída por uma equipe de três profissionais, Tiana Malta, Pedagoga, Rosangêla Reginato, psicopedagoga e Melissa Majola, psicóloga.  Na mesma sintonia elas desenvolvem um  trabalho sobre o acompanhamento da infância e o desenvolvimento adequado e sustentável, previsto nas políticas de proteção à infância.

 

Esse filme é considerado uma importante ferramenta para sensibilizar e conscientizar o público sobre a causa, segundo Tiana Malta. "A vivência do filme é intercalada, com falas de especialistas, pelas famílias pra esse novo olhar pra infância, a infância bem acompanhada né", conta.

 

E sobre o Projetos Mil, o objetivo é trabalhar com ações que reduzam os indicadores inadequados ao crescimento e desenvolvimento da criança e ser reconhecida como uma equipe articuladora de atitudes que favoreçam o desenvolvam dos pequenos. 

 

E diante desse projeto que o filme em formato de documentário cria um movimento a partir dele, que mostra os desafios de famílias brasileiras e de mais oito países de diferentes culturas nas formas de criarem seus filhos. O alcance do maior número de profissionais que atuam com a infância melhora o cuidado e a atenção nessa fase, que define o presente e o futuro desse cidadão. 

 

Na sexta-feira, dia 22, o filme será exibido as 15h e no sábado, dia 23, às 15h e depois as 18h, que é destinado mais para os acadêmicos de áreas infantis. Os dois dias são gratuitos.

 

E o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) já uma politica existente no município, em que são selecionados visitantes para desenvolver atividades junto aos bairros de Bento Gonçalves. São exigidos os seguintes critérios: Idade mínima de 20 anos, ambos os sexos, estar cursando no máximo o 6º semestre de Pedagogia, Psicologia ou Serviço Social, ter disponibilidade de 40 horas semanais e gostar de trabalhar com famílias carentes. Os interessados em participar devem agendar horário pelo telefone 54.3453.3066 – Ramal 233, no período da tarde.