Não quero fazer citações de um pai específico: daquele que nos deu sua semente de vida. Mas, de uma pessoa que lhe marque com suas opiniões. Que quando a gente mais precisa está por lá. Podem ser que essas opiniões nem sejam tão presentes, mas que suas palavras ecoem dentro de nós. É aquela pessoa que faz a figura de um pai, que tem jeito de pai, mas não é só um pai. É um conselheiro na acepção da palavra.
É aquele que pode ser severo quando necessita, pode ser participativo, companheiro, pode ser amigo ou pode ser seu pior crítico. Enfim, ele pode falar que iremos ouvir com atenção. Está aberto e disponível para quando você precisa. Tem o hábito de ser amoroso, porque a vida lhe ensinou que a generosidade é que comanda essas relações de paternidade. Não tem vergonha de dizer que tem dúvidas ou que a sua visão sobre aquele assunto poderá estar desatualizada. É um ente essencial na vida de outra pessoa.
Alguns vão dizer que essa figura que estou criando pode ser apenas uma pessoa amiga, que pode tanto ser um homem ou uma mulher. Não, nesse caso, estou me referindo a presença masculina na vida de uma pessoa. Afinal, poderá ser seu melhor amigo ou aquele amigo distante que está sempre presente em nossos corações.
Sou muito grato por ter tido uma e mais pessoas assim na minha. Onde quer que essas pessoas estejam, que de alguma maneira fizeram ou fazem parte da minha vida, o meu mais profundo agradecimento.