Memória LEOUVE

Febre Aftosa: Farroupilha ainda não atingiu a meta de vacinação

Febre Aftosa: Farroupilha ainda não atingiu a meta de vacinação

A vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul termina na próxima terça-feira 31 de maio. Em Farroupilha a meta ainda não foi atingida, o médico veterinário Vinícius Nascimento Merlo, chefe da Inspetoria Veterinária, informa que os produtores devem retirar a vacina o quanto antes, porque passado esse período, não sera mais feita a distribuição. Para que recebam as doses, os produtores precisam estar enquadrados no Pronaf e PecFam. Os demais responsáveis por animais deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela SEAPI/RS para a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa. Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária da SEAPI/RS.

 

Devido a grave situação financeira do Estado, não haverá aquisição de novas vacinas. Desta forma, os produtores devem se agilizar, o prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis, após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. Os produtores devem retirar as doses e proceder na vacinação dos animais. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a Febre Aftosa. Há 14 anos o Estado é livre da doença – último foco foi registrado em 2001.

 

 
O chefe da Inspetoria Veterinária, médico veterinário Vinícius Nascimento Merlo alerta os produtores para o prazo final: