Memória LEOUVE

Farroupilhense Éder Carbonera é o primeiro atleta medalhista olímpico da Serra

Farroupilhense Éder Carbonera é o primeiro atleta medalhista olímpico da Serra

O primeiro medalhista de ouro da Serra Gaúcha é farroupilhense, Éder Carbonera, 32 anos, entrou para a história das Olimpíadas com a seleção masculina de vôlei no último domingo. Junto com seus companheiros conquistaram a medalha de ouro dos Jogos do Rio 2016 ao vencerem na final a Itália por 3 sets a 0, Maracanãzinho. 

 

Éder nasceu em Farroupilha, mas foi em Caxias do Sul que o central da seleção brasileira viveu sua infância e adolescência. Aos 15 anos começou sua vitoriosa carreira no vôlei nas categorias de base da UCS, passou por Cimed em Santa Catarina e se consagrou no Cruzeiro de Minas Gerais aonde foi multicampeão.    

 

Éder Carbonera falou da emoção de ganhar a medalha de ouro em casa e com o Maracanãzinho lotado ser um medalhista olímpico "Uma sensação indescritível, de tão forte, de tão emociante que é viver esse momento único e conseguir chegar no final de uma competição tão difícil e conquistar o lugar mais alto do pódio", comentou o farroupilhense.

 

Um dos mais emocionados na hora da execução do Hino Nacional, Éder diz que passou um filme na sua cabeça naquele momento "Realmente passa um filme, só de lembrar aquele momento já fico emocionado, pra mim naquele momento tive a sensação de paz, de dever cumprido por tudo o que passamos. No meu caso eu vinha batalhando muito para estar em uma olimpíada, estou desde 2006 na seleção, bati na trave em 2008 e 2012 fui o último a ser cortado nas duas vezes e eu sabia que essa poderia ser minha última chance. Me dediquei muito desde a preparação dei meu máximo para abraçar essa oportunidade e graças a Deus deu tudo certo", relata o medalhista olímpico. 

 

Pra finalizar o central da seleção brasileira diz que vai curtir a folga e a família "Quero aproveitar ao máximo essa semana de folga, na segunda já me apresento no Taubaté para a pré-temporada, mas vou para minha residencia em Florianópolis e se der quero dar uma passada por Caxias para rever meus amigos dar um abraço na minha mãe e comer aquele churrasco bem gaúcho", finalizou o atleta.   

 

O jogador que foi titular no início da caminhada para a conquista do ouro, tem em seu currículo sete títulos nacionais, campeão mundial de clubes, campeão da Liga Mundial, campeão Pan-Americano e agora campeão olímpico.

 

Confira a entrevista completa com Éder Carbonera: