Memória LEOUVE

Falta de verba da prefeitura acaba com festa da Semana Farroupilha em Caxias

Falta de verba da prefeitura acaba com festa da Semana Farroupilha em Caxias

A música “Herdeiros da Pampa Pobre”, do Gaúcho da Fronteira bem que poderia ter sido usada como trilha sonora para o anuncio que o prefeito Alceu Barbosa Velho fez na noite desta segunda-feira, dia 1 de agosto, na 25ª Região Tradicionalista.

 

Durante meia hora o prefeito usou o microfone para explicar aos patrões, que a "Missão de cultivar raízes" está mais complicada nesse ano de 2016. Cerca de cem patrões estiveram no auditório da Casa do Gaúcho, para ouvir o que o prefeito tinha a dizer sobre a festividade farroupilha.

 

O prefeito falou dos motivos que fizeram com que a prefeitura de Caxias desistisse de bancar a Semana Farroupilha deste ano. E a "Guaiáca nua para pagar uma porção de contas" foi o principal empecilho para a realização da festa. 

 

O evento que antes acontecia nos Pavilhões da Festa da Uva, desta vez terá que encontrar um novo espaço para a ser realizado, já que toda a estrutura do parque era paga pela administração municipal não será utilizada para a realização das provas artísticas e campeiras.

 

O principal motivo, de acordo com o prefeito foi a queda vertiginosa na arrecadação do município, o que obrigou a administração fazer uma série de cortes em várias áreas. “É duro pra mim que sou do meio, chegar aqui e ter que expor essa situação. Não podemos ir na contra-mão da contenção de despesas e da situação financeira que vive o estado e o país”, lamenta

 

Alceu fez questão de lembrar das conquistas que os gaúchos tiveram desde o tempo em que ele era vereador, até chegar a prefeito. “Não podemos esquecer das nossas conquistas. Eu fui um grande incentivador e liderei muitas das conquitas que tivemos. Foram 11 Semana Farroupilhas coordenadas por mim, desde quando eu era vereador, passei a vice-prefeito e agora como prefeito”, lembra.

 

Durante a reunião na noite desta segunda, o presidente da 25ª RT, Raul Pereira Teles, agradeceu a ajuda da prefeitura para a realização das festas dos últimos 11 anos e sugeriu algumas idéias em relação ao evento que deverá ser organizada pela entidade gauchesca “Podemos nos organizar e fazer na Cancha do Solimar ou quem sabe os CTG´s podem fazer eventos nas sedes durante o mês de setembro. Podemos nos organizar de alguma forma para não deixar passar em branco a data desse ano. Vai da gente mesmo fazer a semana Farroupilha”, conclama.

 

A organização da Semana Farroupilha que estava programada para acontecer entre os dias dias 14 e 20 de setembro, é feita por uma comissão formada pela prefeitura, 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, e 25ª Região Tradicionalista.

 

Na festa organizada no ano passado foram gastos pela prefeitura cerca R$ 384 mil e a previsão para 2016 seria de quase R$ 500 mil de acordo com o presidente da 25ª RT Raul Pereira Teles. A presença do público nos Pavilhões da Festa da Uva ficou em torno de 150 mil pessoas.