Memória LEOUVE

'Falha total elétrica e sem combustível', disse piloto da Lamia antes de cair

'Falha total elétrica e sem combustível', disse piloto da Lamia antes de cair

Ainda é cedo para apurar com certeza as causas do acidente com o avião que levava a delegação da equipe da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa sul-americana na Colômbia e que matou 71 pessoas na madrugada da última terça-feira, no horário de Brasília mas, o áudio da conversa entre o piloto da Lamia e a controladora de voo do Aeroporto de Córdova, revela que o piloto tentou premissão de pouso por diversas vezes com a torre, relatou inicialmente problemas de combustível na aeronave e posteriormente declarou emergência por pane elétrica.

 

No minuto 1:57 o piloto pede prioridade de pouso por problemas de combustível “na abordagem, solicitamos prioridade para a aproximação. Senhorita apresentamos um problema de combustível” disse o piloto da Lamia. Após esse primeiro contato a controladora se certifica do contato do piloto da Lamia e reponde “em seguida, lhe daremos vetores (rotas mais rápidas para aterrissagem) para prosseguir o localizador e fazer a aproximação. Em cerca de sete minutos para iniciar aproximação”

 

Após esse contato a controladora continuou a fazer a orientação de outros aviões e no minuto 3:07 ela mantém contato novamente com o piloto da Lamia “"Notificar curso (piloto responde) manter este curso e esperar para continuar a sua descida". Ele afirma: "manteremos este curso e estamos vigilantes".

 

Na conversa aparecem outros pilotos de aviões que estão na mesma zona e em seguida, no minuto 4:10 o capitão da Lamia reaparece e pede autorização de aproximação novamente. Nesse momento a controladora informa que um avião da Viva Colômbia, que estava com problemas de vazamento de combustível, já estar em procedimento de pouso “cuidado, eu tenho uma aeronave abaixo de você fazendo aproximação. Quanto tempo tem pra aproximação?". Após o minuto 9:03 o o capitão da aeronave da Lamia retorna contato com a torre e informa “estamos em falha total, falha elétrica total e de combustível” relata.

 

No minuto 9:30 o capitão da aeronave da Lamia retorna contato com a torre pedindo direção (vetores) para iniciar procedimento de aproximação, porém, neste momento, é possível perceber uma certa dificuldade em a controladora encontrar a altitude do avião e na próxima pergunta da controladora sobre a altitude do avião, o capitão não responde mais.

 

Esse foi o último contato entre a torre e a tripulação do avião da Chapecoense. A controladora ainda tentou fazer contato com o avião, que já havia sumido dos radares, porém, sem sucesso. O acidente matou 71 pessoas e deixou seis feridos na madrugada da última terça-feira, no horário de Brasília.

 

Em entrevista com rádios locais o comandante do avião da Avianca que sobrevoava a mesma zona e também aguardava ordem de pouso, confirmou os contatos entre capitão da Lamia e torre de controle.

 

Confira a gravação da conversa do piloto da Lamia com a controladora de voo antes de cair e o testemunho do piloto da Avianca que ouviu o diálogo