Memória LEOUVE

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro morre aos 90 anos

Ex-presidente de Cuba e líder da revolução comunista, Fidel Castro morreu aos 90 anos, anunciou seu irmão, Raúl Castro, na TV estatal cubana nesta madrugada, sem fornecer mais detalhes. O ex-líder governou a ilha caribenha por quase meio século antes de entregar os poderes a seu irmão, Raúl Castro, em 2008.

 

Em abril, Fidel deu um discurso raro no último dia do congresso do Partido Comunista. Na ocasião, ele reconheceu a idade avançada, mas disse que os conceitos comunistas cubanos ainda eram válidos.

 

Ele morreu às 22h29min, desta sexta-feira, dia 25, e o corpo do ex-presidente de Cuba será cremado, "atendendo a seus pedidos", informou Raúl, na TV estatal. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve. Fidel foi visto publicamente pela última vez em 15 de novembro, quando recebeu o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

 

 

Antes, ele foi visto em um ato público no dia 13 de agosto, na comemoração do seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.