Uma bomba MOAB GBU-43, (Mother Off All Bombs) a “mãe de todas as bombas”, foi lançada pelos Estados Unidos no Afeganistão, nesta quinta-feira, dia 13, segundo informou o Pentágono. O artefato, que carrega cerca de onze toneladas de explosivos, é a maior bomba não-nuclear já usada pelos norte-americanos.
A bomba foi lançada por uma aeronave MC-130, operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, no distrito de Achin, em Nangarhar, próximo a fronteira com o Paquistão e teve como alvo o ISIS-K – complexo de túneis e cavernas usados pelo Estado Islâmico na região. Ainda segundo o Pentágono, todas as medidas cabíveis foram tomadas para evitara a morte de civis inocentes e controlar possíveis efeitos colaterais na região.
A bomba foi criada durante a Guerra do Iraque e até agora só havia sido usada em testes realizados pela Força Aérea em 2003. Na Casa Branca o presidente Donald Trump comemorou o sucesso na ofensiva e agradeceu aos seus soldados tratando o ataque como “mais um evento de sucesso”. O porta-voz da Casa Branca informou que o ataque ocorreu às 19h30min local, 11h30min pelo horário de Brasília.