Memória LEOUVE

Estado busca fortalecimento de laços econômicos com Buenos Aires

Estado busca fortalecimento de laços econômicos com Buenos Aires

A missão gaúcha foi recebida pela governadora de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal, no final da manhã desta terça-feira, dia 16, no Banco da Província. O governador José Ivo Sartori defendeu o fortalecimento dos laços econômicos, científicos, tecnológicos, culturais e de políticas sociais, entre os dois estados, para aumentar a presença do Rio Grande do Sul e das províncias argentinas no contexto global. "A intenção é criar um polo de expressão no Mercosul e buscar novos mercados internacionais. A integração regional fortalecerá a presença do bloco no cenário global", enfatizou Sartori.

O governo gaúcho acredita que com maior autonomia para fechar acordos bilaterais regionais, o bloco econômico será fortalecido como um todo, e esses acordos podem resultar em crescimento para os estados. "Este é o caminho efetivo para alcançar mercados que estão fora do alcance dos países membros do bloco isoladamente. Isso enfatiza o papel protagonista dos estados, fortalecendo o aspecto regional, sem comprometer a política econômica conjunta do Mercosul", afirmou Sartori.

"Consideramos o peso do Rio Grande do Sul. Eu trabalho em sintonia com o governo Macri e isso faz diferença aqui na Argentina", afirmou Maria Eugênia. A governadora também falou sobre os planos para ordenar as contas públicas e voltar a investir.

Os dois estados identificaram potenciais projetos de interesse comum de cooperação nas áreas acadêmicas, científica, tecnológica, econômica e cultural. O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Renato de Oliveira, propôs a criação de uma agenda comum de fomento à pesquisa nas áreas foco da missão, e solicitou apoio de Maria Eugenia Vidal para a realização de um seminário econômico-empresarial RS-Argentina. A governadora concordou com a proposta e já designou um assessor para dar prosseguimento à ideia.