Memória LEOUVE

Estabilidade política ajudará o Brasil a sair da crise, afirma economista na CIC

Estabilidade política ajudará o Brasil a sair da crise, afirma economista na CIC

O rumo da economia e sua projeção no ano de 2017 foram tema da reunião-almoço desta segunda-feira, dia 21, da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. A comissão de economia, finanças e estatísticas da CIC, comandada por Astor Schimitt. 

 

O diretor iniciou a palestra dizendo que a expectativa é de que no próximo ano a economia retome o crescimento. Astor acredita que com o país caminhando para um momento mais estável politicamente, a economia deverá tomar o mesmo caminho. 

 

“Nós aqui no Brasil nesse momento, estamos de certa maneira saindo de uma turbulência política institucional muito forte, que redundou no impedimento de uma presidente da república, mas me parece que progressivamente as coisas estão se estabilizando. Nós não devemos confundir a estabilidade política institucional com o mar de corrupção que estamos vivendo”, destaca.

 

A tendência de acordo com os economistas da CIC é de que a redução da turbulência política somada a quedas da inflação e taxa de juros acelerem a retomada econômica. Outro ponto importante são os ajustes fiscais e reformas propostas pelo governo. 

 

Apesar do otimismo com o futuro, o cenário ainda inspira preocupação aos empresários, a projeção é de um crescimento pequeno em 2017, onde o PIB nacional deverá subir cerca de 1%. Por outro lado Astor Schmitt acredita, que Caxias do Sul se recupere mais rápido da crise por ter uma capacidade instalada, principalmente na indústria pronta para operar com um volume maior do que o atual.   

 

Além de Schmitt, falaram durante a palestra os economistas Mauro Corsetti, Maria Carolina Gullo e Joarez Piccinini.