Memória LEOUVE

Esquadrias - PVC x madeira x aluminio

Esquadrias - PVC x madeira x aluminio

Embelezar, ventilar, proteger. Essas são algumas das funções das esquadrias.

É importante que na escolha seja verificado sua função acústica, que ajuda a eliminar ruídos externos, e a qualidade de vedação térmica.

Entre as esquadrias mais utilizadas nas construções, destacamos 3 tipos que deixam qualquer dono de obra em duvida.

Listamos abaixo as opções com seus prós e contras para sanar algumas questões referente a escolha de material e seu custo-benefício.

 

PVC: Material mais moderno utilizado em esquadrias antirruídos. Destaca-se pela resistência e tem alto desempenho térmico.

Fundidos durante a solda, os caixilhos são estanques e não possuem frestas.

Esquadrias de PVC combinado com vidros laminados, duplos ou triplos, pode haver redução de ruídos que varia de 24 a 36db.

Resistem a choques, maresias, agentes agressivos como cal e cimento, tendo vida útil superior a 50 anos (conforme fabricantes).

Não necessitam pintura e a manutenção indicada é a limpeza dos perfis com água e sabão.

Contra: o custo é mais alto, mas compensa com pequenos valores investidos na manutenção.

""

 

MADEIRA: A mais tradicional e esteticamente superior (apesar de serem imitadas em PVC e alumínio). As janelas precisam ser mais densas para alcançar um desempenho acústico satisfatório.

Esse material pode ser comprometido por fatores biológicos (fungos e bactérias) e físicos (poluição, produtos químicos).

Para a proteção, o melhor processo de envernizamento é o de imersão e necessita de retoque a cada, aproximadamente, dez anos.

Fique atento aos tipos de madeira que estão sendo oferecidos. As recomendadas são a itaúba e jatobá.

Contra: há no mercado uma infinidade de madeiras a disposição de esquadrias. Atente para o que você esta adquirindo. A escolha errada pode aumentar os riscos de rachaduras e apodrecimento da esquadria.

""

 

ALUMÍNIO: Esse tipo de esquadria geralmente não utiliza solda para unir as peças, e sim linguetas e parafusos, o que diminui a vedação. Por ter baixa densidade necessitam de preenchimento para um melhor desempenho acústico.

Uma das maiores vantagens é que o alumínio é um material mais popular o que diminui seu custo, ficando economicamente viável.

O alumínio não sofre com choques, porém a mareia pode oxidar a esquadria, assim como a longa exposição a poluição pode danificar o material. Por isso é importante que sejam lavadas periodicamente com água e sabão.

Contra: investimento continuo na manutenção, pois o acabamento pode sofrer desgastes, assim como a pintura pode descascar.

""