Memória LEOUVE

Espuma branca no Rio Caí preocupa moradores de Montenegro

Espuma branca no Rio Caí preocupa moradores de Montenegro

Uma quantidade considerável de espuma branca, formando tanto uma camada rasa no leito do Rio Caí quanto blocos que parecem terem sido feitos com sabão em pó, surgiu no começo da manhã desta terça-feira, 5, na área do Cais das Laranjeiras. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou não ser poluição, mas ação dos produtos de limpeza usados no Arroio Montenegro no contato com as pedras na ponte próxima ao cais.

O fato chamou a atenção de quem passa pelo local para fazer seu exercício matinal ou a caminho do trabalho. A espuma é muito semelhante a que se vê diariamente no Arroio Portão, afluente mais poluído do Rio Caí, que está praticamente morto devido ao derramamento constante e totalmente irregular de dejetos químicos, principalmente originários de curtumes da região. A Semmam afirma, porém, que não há motivo para maiores preocupações. “O que ocorre ali é um fenômeno relativamente comum para épocas de pouca chuva. Acontece que o Arroio Montenegro recebe todo o esgoto do Centro e bairro Ferroviário e, por isso, e também carga de produtos de limpeza como sabão e detergente próprios para reduzir a poluição dos dejetos” explica o diretor de fiscalização e licenciamento ambiental da Semmam, Magnus Engel.

 

Segundo ele, com a baixa precipitação, esses produtos acabam diluindo de forma mais lenta, batem nas pedras perto do cais e formam as bolhas e espuma que vemos hoje. “É o mesmo quando estamos com detergente nas mãos e esfregamos na água corrente. Dá espuma, só que em outra proporção. Então podemos garantir que não se trata de derrame de produtos poluentes”, completa Engel.