A estreia do Esportivo na Divisão de Acesso 2017 não foi da maneira como o torcedor e a equipe esperavam. Jogando em casa no Montanha dos Vinhedos a equipe foi surpreendida pelo São Luiz de Ijuí e perdeu pelo placar de 1 a 0 com golaço de Jean Dias batendo da entrada da área aos 42 da etapa inicial.
A partida começou com o time da casa propondo o jogo e tentando fazer pressão. Em pelo menos duas jogadas os atacantes do Esportivo fizeram o goleiro Jonathan trabalhar, mas antes da metade do primeiro tempo o time de Ijuí já havia equilibrado as ações e começou a assustar com jogadas rápidas de contra-ataque.
Aos 39 minutos Luis Müller teve de fazer um milagre em uma cabeçada a queima-roupas de dentro da pequena área desviando a bola, que ainda raspou na trave antes de ir para escanteio. Aos 42 veio o gol do São Luiz, depois de um lançamento primoroso Jean Dias dominou a bola cortou o zagueiro Alvi-Azul e bateu da entrada da área encobrindo o goleiro do Luis Müller e abrindo o placar.
Na segunda etapa o técnico Badico sacou o volante Pedrada e colocou Felipinho para dar mais movimentação à equipe. O Esportivo tentou pressionar o São Luiz mas sem organização abusando da posse de bola mas sem objetividade. Enquanto isso a equipe de Ijuí repetiu o que fez na primeira etapa e assustou nos contra-ataques com Ronaldinho Gramadense. Em uma das jogadas, aos 14, o atacante entortou a zaga Alvi-Azul e bateu por cima do gol de Müller tirando tinta do travessão.
Badico ainda realizou duas substituições e a equipe foi pro abafa mas novamente desorganizado, abusando de jogadas em profundidade e bolas para a área buscando o atacante Zulu, porém a equipe do São Luiz, bem postada em campo desde o início da partida, controlou bem as investidas dos donos da casa até o fim e ficou com a vitória.
Na próxima rodada, domingo, dia 12, o Esportivo vai a Farroupilha enfrentar o Brasil, que também estreou com derrota. O São Luiz recebe o Glória também na tarde de domingo.