Memória LEOUVE

Escritora alerta para necessidade de organização financeira em momentos de crise

Escritora alerta para necessidade de organização financeira em momentos de crise

Em palestra na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira, dia 23 de maio, a jornalista e escritora Patrícia Lages criticou a falta de organização do brasileiro quando o assunto é economia. Ela abordou o tema "Vida financeira em época de crise" e deu dicas aos empresários de como evitar mais prejuízos, sobretudo com funcionários.

 

Ela falou sobre a trajetória e contou como conseguiu se tornar conhecida dando dicas de economia pessoal em livros, blog e mais recentemente em rádio e TV. 

 

"Fiz uma palestra na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. As pessoas me perguntavam como consegui obter sucesso vendendo livros em um país em que as pessoas não gostam de ler. É o que mais admiro e nos norte-americanos e acredito que um dia as pessoas conseguirão aqui no Brasil. É ter curiosidade pelo conhecimento e não duvidar de quem obteve sucesso. Aqui as pessoas bem sucedidas são alvo de desconfianças", disse na palestra.

 

Patrícia pediu que as pessoas troquem seus hábitos, que parem de reclamar de tudo e passem a apreciar aquilo que existe de bom. "O sucesso é resultado de hábitos de sucesso", resumiu.

 

"Hoje a reclamação é enorme. É toda hora as pessoas reclamando e não aproveitando nada", sentenciou.

 

Ela falou sobre a importância de manter funcionários comprometidos e conscientes de sua importância para a corporação. "É a imagem da empresa que está em jogo. Muitos empresários me perguntam os motivos pelos quais as empresas deles não decolam. Isso tem a ver com a imagem. Às vezes até os uniformes não expressam a competência que os trabalhadores têm. Ou pelo menos deveria parecer ter", avaliou.

 

Por fim, Patrícia Lages falou sobre organização, conceito que ela credita como fundamental para o sucesso financeiro. Ela disse que é preciso organizar tempo, administração, espaço, a parte comercial e o marketing,

 

Segundo Patrícia, o brasileiro não gosta de ser organizado e isso é determinante para o fracasso. "O brasileiro não gosta de duas palavras: organização e cuidar das finanças. Às vezes, quando eu dou uma palestra mais voltada para a organização, surgem pessoas que dizem para mim depois da palestra que elas são neuróticas igual a mim. Mas pera lá. Como assim? Organização não é neurose. Então é visto como uma coisa negativa. As pessoas não gostam. E quando você fala que precisa cuidar do dinheiro, as pessoas acham que é muito chato falar de dinheiro. Mas a desorganização faz você perder tempo e parecer incompetente e bagunçado", disse. 

 

Ouça a entrevista completa com a escritora: