Memória LEOUVE

Escola farroupilhense é destaque nacional no IDEB 2015

Escola farroupilhense é destaque nacional no IDEB 2015

Na última semana foram divulgados os rankings do IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que serve para medir a qualidade da educação nas redes de ensino público do País. E mais uma vez a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz de Nova Milano, 4° distrito de Farroupilha, obteve ótimo resultado com nota de 8,7, sendo a escola farroupilhense com o melhor desempenho, e a escola também ficou entre as vinte melhores do Brasil.

 

De acordo com a diretora da escola Flavia Zanfeliz Zangali, o segredo para o sucesso é a participação de todos, "Não temos tecnologia avançadas, mas temos a participação de todos, as pessoas unidas, o trabalho em equipe, professores, alunos, pais e funcionários da escola todos engajado no mesmo objetivo. Esse é trabalho feito ao logo dos anos porque na educação a meta nunca é curta e sim a longo prazo", destacou. 

 

Farroupilha no geral, também melhorou sua performasse em cinco das seis avaliações, conforme series e rede de ensino. Com relação ao Estado, na avaliação das escolas públicas pelas séries iniciais, o município aparece na vigésima quinta posição com média 6,8. Já nas séries finais está na vigésima primeira posição com média 5,3. A Secretaria Municipal de Educação, Elaine Giuliato comemora a melhora nas notas.

 

"Estamos muito feliz com os resultados, acredito que seja o ponto culminante de um trabalho que se vem fazendo ao longo desses anos e a gente pode observar que é uma crescente. É importante destacar o empenho que se tem pela secretaria, pelas escolas, professor, pais e comunidade escolar. Mas é importante também dizer que as coisas acontecem na escola, ela é o local de todo o desempenho te dodo esse trabalho que se pensa em algo muito maior", afirmou. 

 

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.