Memória LEOUVE

Equipes do Samu de Porto Alegre e Lajeado estão nas finais nacionais do WRC

Equipes do Samu de Porto Alegre e Lajeado estão nas finais nacionais do WRC

As equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Porto Alegre e Lajeado estão nas finais do World Rescue Challenge (WRC) 2016, etapa nacional.

 

A seletiva estadual aconteceu neste final de semana em Tramandaí. Na seletiva, os profissionais são submetidos à provas simuladas de atendimento de acidentes de trânsito seguindo os protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar. Situações de atendimentos clínicos, como a Parada Cardíaca Respiratória (PCR) também são realizadas, onde todos os equipamentos são utilizados para reversão do quadro.

 

Um boneco com sensores avalia todas as compressões cardíacas, mais conhecidas como massagem cardíaca e o entrosamento da equipe na ação. ‘O cenário simulado é muito próximo do real’, disse Maicon Candido, integrante da equipe do Samu de Porto Alegre. O WRC é a maior evento do mundo em resgate e salvamento em ambiente simulado.

 

No Brasil, a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento organiza as etapas regionais. No início de julho acontece a etapa nacional em São Paulo, onde Rio Grande do Sul será representado pelos "samuzeiros" de Porto Alegre e Lajeado, e se novamente conseguirem mostrarem o mesmo desempenho, passam a etapa mundial que se realizará em Outubro na cidade de Curitiba, no Paraná.

 

Atualmente, as equipe do Samu do estado são consideradas a quinta melhor do mundo em serviço de pré-atendimento hospitalar. A graduação é referendada em congressos internacionais realizados na França e com a participação de profissionais da Europa.