O município de São Sebastião do Caí será a sede de um dos principais eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG): o entrevero estadual de peões. O evento, que está em sua 29ª edição, inicia na quinta-feira, dia 6 e segue até o sábado, dia 8, com provas artísticas e campeiras. Serão escolhidos três representes em cada categoria (mirim, juvenil e adulto). O Vale do Caí recebe a etapa estadual, porque o atual peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Diego de Azevedo Andrade, é caiense. No total, 54 peões concorrem aos títulos. A organização do evento espera receber mais de três mil tradicionalistas nos três dias de atividades.
Conforme a presidente da comissão comissão executiva do entrevero e coordenadora de cultura da Prefeitura, Ingrid Borchhardt, a programação será dividida entre o parque Centenário, a cancha de rodeios do Campus da UCS Vale do Caí, com entrada franca.
A programação inicia às 16h da quinta-feira, no parque Centenário, com recepção e credenciamento dos participantes. Às 19h ocorre a Missa Crioula, seguida do jantar de despedida dos peões, guris e piás estaduais. Na sexta-feira, dia 7, no campus da UCS, às 9h, começam as atividades para os concorrentes com a prova escrita. Já às 13h30min, de volta ao parque, ocorrem as provas artísticas para as três categorias e, às 21 horas, a sessão solene de abertura do 29º Entrevero Cultural de Peões.
O terceiro e último dia do entrevero é marcado pelas provas campeiras, que iniciam às 8h30min, na cancha de rodeios da UCS Vale do Caí. O destaque é o baile de encerramento e divulgação dos resultados do concurso, que ocorre às 22h30min, no centro comunitário Vila Progresso. A animação da noite será do grupo Canção Nativa e o ingresso custa R$ 25. Como regra do MTG, para participar do baile, é obrigatório o uso de pilcha.