Memória LEOUVE

Em sessão longa, vereadores votam criação da Secretaria de Segurança

Em sessão longa, vereadores votam criação da Secretaria de Segurança

Não estavam de brincadeira os vereadores quando afirmavam que com a extinção da segunda sessão ordinária semanal, que desde novembro do ano passado era realizada às quartas-feiras, não se importariam em alongar os debates na única sessão semanal.Nesta segunda-feira, a primeira sessão após a decisão que revogou o encontro das quartas, os vereadores permaneceram no plenário por longas 3h38min.

 

Apenas três projetos foram votados em primeira votação e aprovados por unanimidade de votos. Um deles inclui o Armazém das Pontas, iniciativa da CDL, no calendário oficial de eventos do município. Os outros dois tratam da criação da Secretaria de Segurança Pública e seus respectivos cargos (serão nove ao todo, incluindo o de Secretário e de Adjunto).  Outro projeto aprovou a abertura de crédito por parte do Executivo, no montante de R$ 321.280,00 dinheiro este que será destinado à Secretaria de Segurança.

 

O poder executivo havia encaminhado a proposta e solicitado sua votação em regime de urgência (em sessão única), mas os líderes partidários decidiram não ser necessária a tramitação em urgência. Desta forma os dois projetos voltam em 15 dias para segunda e terceira votações e devem ser aprovados sem problema pelas manifestações dos vereadores, todos favoráveis à iniciativa do Executivo.

 

 

Ainda na sessão de ontem o vereador licenciado e atual secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, utilizou a tribuna para exposição dos trabalhos e planos do seu setor. Ele demonstrou alterações a serem implantadas nos próximos dias na área central.

 

As principais mudanças preveem a implantação de um semáforo na esquina da rua dr. Montaury com Marechal Deodoro; sinaleiras de pedestres no entorno da igreja Matriz Santo Antônio; eliminação da parada de ônibus na frente da Caixa Federal; mudança do ponto de táxis da frente da Igreja para a frente do shopping (trocando o lado da rua o embarque de passageiros passa a ser feito pela calçada e não a parir da via). Mudam ainda os locais de embarque de estudantes universitários. Hoje eles tomam o ônibus em frente à igreja, agora serão deslocados para a parada da Júlio de Castilhos. Também o desembarque de turistas no Centro sai da Marechal Floriano e vai para a Cândido Costa. Ainda haverá deslocamento de estacionamento de carros fortes e a pista da esquerda na Marechal Deodoro não mais forçará os veículos a tomarem a dr. Antunes, assim o motorista poderá seguir no sentido da rodoviária.

 

Vistas

O vereador Volnei Cristófolli, PP, pediu vistas aos projetos de lei complementar e emendas que dispõe sobre o código tributário e visam a extinção da taxa de varrição e capina. Ele alegou que precisa melhor estudar a proposta que, na verdade, vai corrigir um tributo que está em desconformidade com a lei nacional e vem gerando cobranças judiciais contra o município.

 

Outro destaque da sessão ficou por conta da leitura de nada menos do que 74 proposições/indicações e pedidos de informações dos vereadores. Os componentes da mesa diretora se revezaram na leitura, que atende ao desejo de vereadores, sobretudo porque ganham exposição na TV Câmara. Já em plenário, nem os próprios vereadores conseguiram manter a atenção na enfadonha leitura.