O ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), ajuizou nesta quinta-feira, dia 13, um pedido de explicações judiciais contra o prefeito Daniel Guerra. Alceu quer que o atual prefeito da cidade explique as recentes declarações, onde teria dito de forma genérica que as administrações anteriores estavam acostumadas com “mamatas” e “picaretagens”, entre outros adjetivos pejorativos.
O ex-prefeito de Caxias revelou que se sentiu ofendido com a fala de Daniel Guerra e agora quer que o prefeito explique a quem estava se referindo nas declarações. O pedido tem como base o artigo 144 do código penal, que se refere a calúnia, injúria ou difamação. “É muito fácil se esconder na generalização. Quem é que estava acostumado? Todos os que trabalhavam na administração passada? O prefeito? O vice? É o secretário ‘A’ ou ‘B’? Não pode jogar no ar essas coisas. Você pode discutir política, dizer que o Alceu Barbosa Velho foi um péssimo prefeito. No campo da política não tem problema, agora não pode ofender a honra”, declarou.
Alceu também criticou a postura do atual prefeito. Para o pedetista, Daniel Guerra precisa parar de colocar a culpa nas administrações anteriores e começar a resolver os problemas da cidade, o que, segundo Alceu, até agora não aconteceu. “Tudo é culpa da administração passada. De repente eu espero que o prefeito não diga que quem escolheu o vice dele foi a administração passada. Chega de dar desculpas, de dizer que o problema é dos outros. Ele brigou com os médicos, com o transporte, ele brigou com os camelôs, agora brigou com o ‘Homens na cozinha’, uma coisa inacreditável. Então chega né, sai do palanque para ir governar, vai trabalhar. Ele parece um bebê chorão, que fica aí de mimimi e ofendendo as pessoas”, disparou.
A reportagem tentou contato com a Assessoria do prefeito Daniel Guerra para obter um posicionamento, mas não obteve retorno.