As obras de recuperação da RSC-453, conhecida como Rota do Sol, no trecho entre Lajeado Grande e Tainhas devem começar em outubro. A garantia foi dada na semana passada ao presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Nelson Sbabo, pelo governador do estado, José Ivo Sartori.
De acordo com Sbabo, as obras vão recuperar cerca de 40 quilômetros da estrada, em um projeto que prevê o recapeamento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem e revitalização da sinalização.
“A recuperação do asfalto neste trecho da Rota do Sol já está licitada, já tem duas empresas contratadas e deve começar logo”, afirmou Sbabo.
A previsão é de que as obras estejam concluídas em oito meses, mas enquanto os trabalhos não são iniciados, o Daer deve seguir realizando operações tapa-buracos para minimizar os problemas na pista.
De acordo com o governo, as obras vão exigir um investimento de pouco mais de R$ 20 milhões, em um valor que será financiado pelo Banco Mundial através da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A capacidade de contrair empréstimos é, segundo Sbabo, uma notícia que pode trazer otimismo.
O presidente da CIC revelou que outros projetos importantes para a Serra, como a duplicação da RSC-453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves e a construção de um viaduto sobre a rodovia.
“O que interessa muito para a região é que projetos importantes agora estão sendo feitos pela EGR. A construção da quarta pista de descida do trecho de Nova Milano a São Vendelino está sendo feito o projeto, a construção do viaduto de transposição da 453 na Tramontina também, a duplicação do trecho de Farroupilha a Bento, não havia nem projeto e está sendo iniciado”, sintetizou Sbabo.