Memória LEOUVE

Economista aposta em encaminhamento positivo da economia no Brasil

Economista aposta em encaminhamento positivo da economia no Brasil

O cenário macroeconômico brasileiro foi tema abordado pelo economista-chefe do banco Safra Carlos Kawall, durante a reunião-almoço desta segunda-feira, dia 8, na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC).

 

Para Kawal os piores estágios da forte crise que abateu a economia nacional durante os últimos tempos passaram e agora o cenário é de retomada do crescimento.

 

“O que observamos hoje é que há um encaminhamento feito pela nova equipe econômica das soluções para os principais problemas que nós vivemos no Brasil. Especialmente a necessidade de reformas estruturais ligadas ao gasto público e a previdência social. Ao atacar o coração do problema podemos ter a volta da confiança e a queda da taxa de juros propiciando a retomada do crescimento econômico. Esse é um otimismo cauteloso pois sabemos que depende de pré-condições ligadas a política”, detalha.

 

De acordo com o economista o mal gerenciamento das contas públicas nos últimos anos foi o principal fator que fez com que a economia do Brasil enfrentasse dificuldades e não fatores ligados ao cenário econômico internacional.

 

“Houve a perda de compromisso com a sustentabilidade das contas públicas. Ocorreram exageros na política de redução de tributos, as chamadas desonerações tributárias e uma elevação muito forte no gasto público que em um contexto de crescimento econômico muito mais baixo do que o que vivíamos na década passada acabou gerando uma expansão muito elevada da dívida pública elevação do risco Brasil afetando a taxa de juros e gerando um crescimento baixo e a deterioração das contas públicas.

 

A projeção segundo Carlos Kawal é otimista para os próximos anos. O produto interno bruto (PIB) que terminou 2015 com queda de 3,8% e deve fechar neste ano com retração de 3,3%, tem expectativa de crescimento em torno de 0.5%, em 2017 e de 2,0% em 2018.