Memória LEOUVE

“É uma decisão pessoal”, diz delegado regional sobre saída de Wantuir Jacini

“É uma decisão pessoal”, diz delegado regional sobre saída de Wantuir Jacini

O pedido de exoneração do cargo de Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini repercutiu entre as forças de segurança da região. 

 

A saída de Jacini ocorreu ainda na noite de quinta-feira, dia 25, logo após o caso de latrocínio que culminou com a morte de Cristine Fonseca Fagundes que estava buscando o filho no Colégio Dom Bosco, em Porto Alegre. 

 

O delegado regional da Polícia Civil, Paulo Rosa, classificou a saída como uma decisão de cunho pessoal.

 

“É uma decisão pessoal dele (secretário), estou acompanhando apenas pelos meios de comunicação assim como vocês. A área de segurança é uma área bastante conturbada como um todo, podemos ver pelas circunstâncias que vivemos na atualidade. Mas os motivos que levaram a saída dele eu não saberia informar”, conta.

 

De acordo com Paulo Rosa a princípio os trabalhos da Polícia Civil seguem normalmente apesar da saída de Wantuir Jacini. De toda forma fica a expectativa pelo nome do novo nome que assumirá a pasta da segurança pública no Estado. 

 

“É uma escolha de livre arbítrio do senhor governador do Estado, de quem vai ser o novo secretário que controlará a pasta cuja a qual estão subordinadas junto a Secretaria de Segurança, a Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias e a Susepe. É uma pasta bastante complexa e o governador certamente terá seu sábio conhecimento para escolher a pessoa que entenda como mais adequada para o cargo”, explica.

 

O governador José Ivo Sartori agradeceu aos serviços de Jacini por meio de nota oficial e também emitiu um comunicado informando que “acabou de constituir um Gabinete de Crise, que será coordenado pelo vice-governador José Paulo Cairoli”. Esse gabinete responderá pela área de segurança pública enquanto não for nomeado o novo secretário.