Memória LEOUVE

Documento para redução do salário dos vereadores será apresentado hoje na Câmara

Documento para redução do salário dos vereadores será apresentado hoje na Câmara

Os organizadores da coleta de assinaturas do abaixo-assinado para a redução dos salários dos vereadores de Bento Gonçalves irão a tribuna da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 30, apresentar o documento e o número de assinaturas arrecadadas para o projeto. A coleta encerrou na sexta-feira, e hoje o documento deve ser protocolado no Legislativo. 

 

O projeto de iniciativa popular prevê a diminuição do salário atual de R$ 9.288,61 para R$ 5.280, com o objetivo de começar a valer já nas próximas eleições. Essa redução prevê uma economia de 800 mil por ano para os cofres públicos do município, justifica um dos organizadores do projeto  Mauro Cesar Noskowski. "Ainda não foi possível apurar o número exato de assinaturas coletadas, mas independente do número entregaremos na tribuna hoje o documento", afirma. 

 

Para o projeto valer é necessário 5,5 mil assinaturas, que corresponde a 5% da população votante, de um município de 96.830 mil habitantes e 17 vereadores.

 

Noskowski explica que o projeto precisa ser entregue por lei 60 dias antes da campanha eleitoral, para que os parlamentares possam votar. "Esse ano a campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto, sendo apenas 45 dias de campanha", justifica. 

 

Se os vereadores vetarem o projeto, diante da atual crise econômica e política no país, os organizadores pretendem ainda se manifestar nas redes sociais para as eleições. "Acho que todo mundo deve contribuir com uma parte de sacrificio e eles também que estão a frente do poder público. Se eles não concordarem, nós podemos fazer um movimento nas redes sociais, nós mesmos podemos dar o poder de impeachment pra eles nas urnas, não temos o poder como um deputado, mas podemos decidir no voto", esclarece Noskowski.