Memória LEOUVE

Dia da mulher caxiense é comemorado com homenagem nesta quarta-feira

Dia da mulher caxiense é comemorado com homenagem nesta quarta-feira

Será entregue nesta quarta-feira, dia 11 de maio, a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante a 11 homenageadas, em alusão ao Dia da Mulher Caxiense. O evento ocorre às 18h00 no 2º andar do Centro Administrativo de Caxias do Sul.

 

O Dia da Mulher Caxiense, celebrado no dia 11 de maio, foi instituído por Lei Municipal no ano de 1984, por meio de um projeto de lei de autoria da então vereadora Rachel Grazziotin. A data foi escolhida por ser aniversário da primeira vereadora caxiense, Ester Justina Troian Benvenutti, eleita em 1959.

 

As 11 mulheres que serão homenageadas por sua participação na comunidade caxiense são Aguines Fernanda Pacheco, Aurora Jesus De Oliveira, Cristian Elizabethe Teixeira, Dilva Annuncia Conte, Ilda Cardoso Ribeiro Spiandorallo, Maria Beatriz Cardoso Machado, Marli Josefina Marcilio Trentin, Nilda Stecanela, Salome Maria Da Silva Alfano, Solange Bressan e Tania Maria Onzi Pietrobelli.

 

Confira um breve currículo de cada uma delas:

 

Aguines Fernanda Pacheco – Foram 10 anos dedicados ao Ramo B2 dos Bandeirantes; assumiu a liderança como coordenadora geral do Núcleo Irmão Bonifácio. Sua maior causa são os projetos sociais com parceria da ONU e instituições, o qual é protagonista nos ideais bandeirantes.

 

Aurora Jesus de Oliveira – Natural de Lagoa Vermelha, foi professora por cinco anos na Capela Santo Antonio de Ibiraiaras. Há 8 anos é presidente do Bairro Residencial Bonalume, faz parte do Conselho de Alimentação Escolar e realiza trabalhos sociais no bairro. É membro da Diretoria da UAB na Inclusão Social e do Conselho da CAI.

 

Cristian Elizabethe Teixeira – Trabalhou na comunidade Jardelino Ramos como agente comunitária de saúde por mais de 40 anos. Atuante no combate à drogadição, criando grupos de orientação no Centro Espírita do bairro. Fez cursos de gestão pacificadora e atualmente trabalha como cuidadora de idosos.

 

Dilva Annuncia Conte – Dilva tem 84 anos e é natural de Forqueta, interior de Caxias do Sul. Em 1995, iniciou o curso de Escultura e História da Arte na UCS, dentro do programa Universidade da Terceira Idade. Já esculpiu personalidades como os bustos “Tereza de Calcutá” e “Papa João Paulo II”, e as faces “Bruno Segalla” e “Bez Batti”. Dilva também é escultora das obras “Memorial Irmãos Bertussi” e “Beatrice de Dante”.

 

Ilda Cardoso Ribeiro Spiandorallo –Tem 65 anos e começou como artesã fazendo a primeira feira de Caxias do Sul, na 1ª Mostra do Vime em Ana Rech. Trabalhou na Praça Dante Alighieri com a Secretaria de Turismo nas feiras de artesanato por 10 anos e na Casa do Artesão por 15 anos. Atualmente, trabalha no Centro Comercial Estação com um grupo de 7 pessoas que fazem parte da Associação Bell Rob.

 

Maria Beatriz Cardoso Machado – Ajudava a organizar diversas atividades com o clube de mães, distribuindo roupas, brinquedos e alimentos. Foi presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola Ilda Barazetti e do CAIC. Foi costureira da LEFAN e da UAB, confeccionando roupas para pessoas carentes.

 

Marli Josefina Marcílio Trentin – Marli tem 62 anos e é natural de Caxias do Sul. É bacharel em Comunicação Social, relações Públicas pela UCS. Iniciou como telefonista na Randon S/A e após estágio fundou o departamento de relações públicas da empresa em 1975. Atua na Diretoria do Banco da Mulher, tendo exercido a presidência de 2007 a 2011. Fundadora da Confraria do Champagne da Serra Gaúcha. Atua na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) como segunda secretária. É diretora secretária da Associação dos Amigos do largo da Estação Férrea.

 

Nilda Stecanela – Possui pós-doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (2015-2016) onde atuou como Honorary Research Associate e desenvolveu projeto de pesquisa sobre Direitos Humanos, Direito à Educação e o cotidiano escolar, com Bolsa CAPES. Atualmente é docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação, membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e coeditora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul.

 

Salomé Maria da Silva Alfano – Salomé tem 70 anos e é natural de Osório/RS. Em 1984, foi convidada a participar da Associação dos Clubes de Mães de Caxias do Sul – ACMCS. Já foi tesoureira, Mãe Destaque por duas vezes, vice-presidente e é a atual presidente da ACMCS. Foi suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher por 4 anos.

 

Solange Bressan – Licenciatura Plena em Educação Física pela UCS, em 1999. Bacharel em Nutrição pela FEEVALE, em 2004. Especialista em Educação Clínica e Nutrição Esportiva, Pilates e Personal Trainner. É nutricionista de esportistas de nível nacional e internacional em vários esportes como vôlei, hipismo, atletismo, futsal e handebol.

 

Tania Maria Onzi Pietrobelli – Ajudou a fundar a Associação dos Hemofílicos da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul em 1992, e em seguida foram convidados a assumir a Representação do Estado junto à Federação Brasileira de Hemofilia como filiados. Em 2005 assumiu a Vice-Presidência da FBH e em 2009 assumiu a Presidência da FBH.