Memória LEOUVE

Dia D de vacinação contra gripe A é cancelado no Rio Grande do Sul

Dia D de vacinação contra gripe A é cancelado no Rio Grande do Sul

O Dia D de vacinação contra a Gripe A no Rio Grande do Sul, previsto para o próximo sábado, dia 30, está cancelado. A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, nesta quinta-feira, 28.

 

Segundo o secretário, o motivo do cancelamento do Dia D seria o alto índice de vacinação durante a semana. Com isso, os municípios estão liberados para fazer sua própria mobilização. Antes obrigatória, a abertura dos postos e unidades básicas de saúde nos municípios do Rio Grande do Sul agora passa a ser opcional.

 

Segundo a assessoria da secretaria de Saúde de Caxias do Sul, o Dia D de vacinação contra a Gripe A será reavaliado na cidade. Ainda não há confirmação, portanto, da abertura das 47 Unidades Básicas de Saúde para sábado, dia 30. Nos dois primeiros dias de vacinação, cerca de 25 mil doses da vacina foram aplicadas. Segundo a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, uma nova remessa de vacinas está sendo distribuída entre hoje e a amanhã para os municípios da Serra Gaúcha e Caxias deve receber mais 20 mil doses para aplicação. A meta é vacinar ao menos 80% das 115 mil pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

 

Ontem, Caxias teve a confirmação do primeiro óbito em decorrência do vírus H1N1. A vítima foi um homem de 60 anos, que estava internado no Hospital Virvi Ramos e morreu no dia 15 de abril. Essa foi a 19ª morte por gripe A no estado em 2016. O número de mortos em decorrência do vírus já dobrou neste ano em relação a 2016.