Memória LEOUVE

Destinação de parte do IR para projetos sociais de Bento vai até o dia 29

Destinação de parte do IR para projetos sociais de Bento vai até o dia 29

O prazo para destinar parte de seu Imposto de Renda para ações sociais de Bento Gonçalves, termina no dia 29 de dezembro. Até lá toda pessoa física pode destinar 6% do IR para projetos sociais que beneficiam a comunidade local, e o dinheiro já fica direto na conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o que permite a sua aplicação imediata. Pessoas jurídicas podem destinar até 1%, desde que declarem sobre o lucro real.

 

O envolvimento nessa mobilização permite que as pessoas que declaram Imposto de Renda possam ver os valores sendo revertidos em benefícios para instituições locais. Normalmente, com os recursos sendo remetidos ao Governo Federal, é difícil saber se, de fato, eles trazem algum retorno efetivo ao município. No período 2014/2015, a estimativa era de que pelo menos R$ 3 milhões do IR arrecadado pudesse permanecer na cidade. Os números, contudo, demonstram que as destinações ficaram em menos de 10%, alcançando apenas R$ 292 mil.

 

O procedimento para doar é simples: depois do cálculo do IR total, basta efetuar o depósito correspondente ao percentual na conta do Comdica (confira as informações abaixo) e enviar o comprovante ao órgão por e-mail, juntamente com seus dados. Nesse momento, é possível escolher alguma entidade a ser beneficiada – ela ficará com 70% do total repassado e o restante será dividido entre as demais. Para finalizar, guarde o recibo do Conselho para ser apresentado na declaração do próximo ano.

 

O banco Sicoob Meridional, um dos parceiros do projeto, oferece um financiamento sem juros para pessoas físicas que desejem doar, mas que ainda não dispõem do dinheiro. A agência antecipa o valor correspondente mediante a apresentação de um cheque pré-datado para a sua restituição.

 

Criado pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), o “Leãozinho do Bem” conta ainda com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Comdica e da imprensa local. Confira mais informações no Facebook: facebook.com/LeaozinhodoBem.

 

Quem pode ser beneficiado

 

Em Bento Gonçalves, as entidades credenciadas para receber o benefício são as seguintes: Associação dos Surdos de BG; Associação Amigos das Crianças; Associação Atlética de Bento Gonçalves; ADVBG; AIDD; AABB; ABRAÇAÍ; ADEF; APAE; Bento Vôlei; Círculo Operário; Fundação Todeschini e Lar da Caridade.