Memória LEOUVE

Descaso da Secretaria de Habitação quase provoca tragédia no bairro Santa Fé

Descaso da Secretaria de Habitação quase provoca tragédia no bairro Santa Fé

Uma casa desabou e outras duas ficaram comprometidas na tarde deste domingo, dia 21, às margens da RSC-453, Rota do Sol, bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

 

Por volta das 14h15min, uma casa de madeira, bastante desgastada pela ação do tempo desmoronou e por pouco não acabou com uma família composta por um casal e duas crianças. Uma menina de oito meses e outra de seis anos.

 

Conforme o proprietário da casa, Rodrigo da Cruz, 28 anos, no instante em que a casa desabou todos estavam no interior da residência. “Chovia bastante naquela hora e nós estávamos em casa. Quando ouvimos os primeiros barulhos, começamos a correr para perto da porta”, conta.

 

A esposa de Rodrigo conseguiu correr para fora da casa antes dela desabar por completo. “Ela correu e graças a Deus saiu em tempo. Eu já não tive a mesma sorte. Senti o chão se movendo e desci junto com os móveis. Foi um grande susto”, revela.

 

O dono da residência conta que está desempregado há mais de um ano, teve apenas algumas escoriações e cortou um dedo da mão esquerda. Para ele o que mais o entristece é o fato de não ter condições de reformar a casa e estar há um bom tempo solicitando madeiras para a Secretaria de Habitação de Caxias, e não ter conseguido antes da casa desabar com sua família dentro.

 

“Desde o mês de dezembro eu estou indo na prefeitura quase toda a semana para tentar alguns materiais para começar a reforma. Não deu tempo. Lá eles só enrolam sou sempre mal tratado, não levam a sério o que a gente fala e não resolvem nada. Total descaso. Agora que a casa caiu eles vem com a Defesa Civil. Que adianta?”, questiona.

 

Conforme Ricardo após o temporal da última semana, ele solicitou a presença de representantes da Secretaria de Habitação, para ver a situação da casa, mas, segundo ele, os funcionários públicos apenas foram lá na casa para avisar que não havia material para ele poder utilizar.

 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou a casa desabada. Outras duas residencias que ficam a baixo da casa afetada, também correm risco de serem atingidas e foram isoladas pelos bombeiros. Quem quiser auxiliar a família com algum material, pode ligar para o telefone 54-97019964.